Conselho Deliberativo aprova calendário

 

O Conselho Deliberativo da Fiocruz (CD) aprovou, em 29 de julho, a proposta da Comissão  Organizadora do VIII Congresso Interno, apresentada pelo coordenador-geral de Gestão de  Pessoas da Fiocruz, Juliano Lima. Os conselheiros debateram as linhas gerais de condução do  processo e acertaram o calendário das atividades até a plenária, que será realizada na primeira quinzena de dezembro deste ano. A perspectiva inicial é que aconteça entre os dias 4 a 6.

Tanto a estrutura do Documento de Referência quanto a metodologia de construção do texto e a dinâmica da plenária foram objeto de reflexão crítica para os integrantes da Comissão Organizadora e do CD. A maior preocupação é a de que o processo seja de fato participativo e democrático. Nesta edição, haverá mais tempo para discussão das teses e serão incorporadas novas instâncias de debate e colaboração.

Documento-base

A primeira versão do documento-base deverá ser elaborada pela Comissão entre o fim de agosto e a primeira semana de setembro, quando será encaminhado para discussão e aprovação em reunião extraordinária do Conselho Deliberativo. O documento seguirá para debate nas Câmaras Técnicas e deverá ser aberto para colaborações individuais e coletivas, em um sistema de consulta pública institucional. As unidades estão orientadas a promover discussões e seminários prévios além dos previstos pelo calendário.

O texto para votação deverá ser aprovado e ficar disponível entre o fim de outubro e início de novembro, ou seja, um mês antes da realização da plenária. No mesmo período, as unidades elegerão seus delegados. O tema-guia do VIII Congresso Interno e os subtemas das plenárias estão em aberto. Entre as sugestões, estão linhas de debate em torno do Estado democrático, políticas públicas e o fortalecimento da Fiocruz, do Sistema Único de Saúde e do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

A Comissão Organizadora decidiu promover entre três e quatro seminários prévios, parte da programação do Ano Oswaldo Cruz, quando serão chamados ao debate representantes de diversas instituições. Serão feitos relatórios de cada um desses eventos, que integrarão o material de apoio ao documento-base, de no máximo 20 páginas. O Centro de Estudos Estratégicos (CEE) já recebeu da Comissão pedido de análises que subsidiarão os debates.

Texto: Claudia Lima / Fotos: Peter Ilicciev