Agenda

11
Dezembro

Abertura do VIII Congresso Interno

Começa a plenária do VIII Congresso Interno, que se realizará nos dias 11, 12,13 e 14 de dezembro.

20
Novembro

CD - Reunião Extraordinária

9h - O Conselho Deliberativo da Fiocruz se reúne para analisar e aprovar a versão final do Documento Base que será discutido na plenária do VIII Congresso Interno.

30
Outubro

Seminário Democracia no Brasil e Projeto Brasil Nação: o papel da Fiocruz

Das 9h30 às 12h, na Tenda da Ciência - O quarto e último seminário preparatório para a plenária terá à mesa o diplomata Celso Amorim. ex-ministro da Defesa. O diplomata foi por duas vezes ministro das Relações Exteriores, nos governos Itamar Franco (1992-1994) e nos dois mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). No governo de Fernando Henrique Cardoso, foi nomeado embaixador do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU).

18
Outubro

Seminário Desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação para um Projeto de Desenvolvimento e Soberania Nacional

Das 9h às 12h, no Auditório do Museu da Vida - O terceiro seminário preparatório terá como palestrantes o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o físico Ildeu de Castro Moreira; e o coordenador das Ações de Prospecções da Fiocruz, o economista Carlos Gadelha. Ildeu é doutor em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona no Instituto de Física e no programa de pós-graduação em história das ciências, ensino de física e história da física. É membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e recebeu, entre outros, o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 2013. Carlos Gadelha é doutor em economia pela UFRJ; coordenador e líder do Grupo de Pesquisa sobre Complexo Econômico-Industrial e Inovação em Saúde da Fiocruz; e ocupou secretarias dos ministérios da Saúde; da Integração Nacional; e do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior.

27
Setembro

Seminário Efeitos da Recessão Econômica (e seus remédios) sobre a Saúde e o Futuro do SUS

Das 9h às 12h, no Auditório do Museu da Vida - Segundo dos quatro seminários preparatórios para a plenária, o evento terá à mesa o epidemiologista e especialista em avaliação de políticas públicas Rômulo Paes - médico especialista em medicina social (UFMG) e PhD em epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (University of London); e o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner, graduado em medicina pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).