O Conselho Deliberativo da Fiocruz (CD) decidiu hoje (5/11), por unanimidade, que as discussões em grupos de trabalho e as plenárias do IX Congresso Interno serão realizadas presencialmente, no Rio de Janeiro, na data prevista: 8, 9 e 10 de dezembro. A decisão se deu a partir dos cenários apresentados pela Comissão Organizadora. Os especialistas da Fundação consultados pela Comissão mostraram que o evento pode ser realizado com total segurança, seguindo requisitos obrigatórios de proteção individual e coletiva.
Para minimizar os riscos de contágio pela Covid-19 e facilitar a logística de realização presencial da última etapa do IX Congresso Interno, o CD também aprovou a redução de participantes, por 14 votos favoráveis e três contrários. O número de delegados passa de 289 para 221 e o de observadores, de 67 para 46. Está mantido o quantitativo de 10 observadores da sociedade civil organizada e de cinco observadores estudantes. Contando a equipe de apoio, a estimativa é reduzir o número total de participantes de cerca de 400 para cerca de 300 pessoas.
Requisitos de segurança
Entre os requisitos de segurança exigidos estão a testagem de todos os participantes e o monitoramento diário de sintomas; o uso de máscaras de alta eficácia, de forma adequada; a garantia de ambientes ventilados e de condições para distanciamento físico, higienização frequente das mãos e superfícies. Como proteção adicional, todos os participantes devem ter completado a vacinação contra Covid-19.
Na decisão dos conselheiros, também foi considerado o último levantamento da cobertura vacinal realizado pela Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe). O informe indica que 88% dos trabalhadores e estudantes da Fiocruz já receberam duas doses da vacina.
Delegados
A eleição dos delegados e observadores deverá ser realizada no período entre 11 e 26 de novembro. As unidades que assim desejarem poderão utilizar o sistema Helios Voting de eleição eletrônica, com apoio da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (Cogetic).
Próximos passos
O Conselho Deliberativo se reunirá extraordinariamente em 16/11 para apreciar e aprovar o Documento de Referência que irá à plenária – já com as contribuições da comunidade Fiocruz e formatado pela Comissão Organizadora.
- Efetue login para postar comentários