Durante a reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz realizada em 6/8, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, fez uma apresentação sobre os trabalhos da Comissão Organizadora para a plenária do 7º Congresso Interno - Conhecimento e inovação para a saúde, o desenvolvimento e a cidadania: o Estatuto da Fiocruz. Está mantido o cronograma que prevê a realização do evento na semana de 16 a 19 de novembro deste ano.
A proposta é que o documento traga uma introdução, com justificativa política da necessidade do debate da governança institucional; um breve histórico da governança, na instituição, sobre o Estatuto e a sustentação do projeto Fiocruz; e descreva as principais diretrizes do Estatuto, definições dos pontos de governança e estrutura. A proposta é levar para apreciação e deliberação da plenária o texto do Estatuto.
A Comissão Organizadora, que assessora o Conselho Deliberativo, propôs que sejam chanceladas as estruturas aprovadas em congressos anteriores, como a Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná), os institutos e a empresa Bio-Manguinhos. Também sugere que sejam integradas estruturas “reais” e “consagradas”, incluindo assimetrias entre estatuto e regimento – como CCS e Gestec, Icict, Cecal, unidades técnico-científicas, Canal Saúde, CGTI, etc..
Adiado duas vezes devido a mudança de agenda dos convidados externos, o seminário preparatório deverá ser realizado em meados de setembro. A apresentação sobre a Plenária Extraordinária do 7º Congresso Interno está disponível na Intranet Fiocruz. Clique aqui para acessar.
- Efetue login para postar comentários