O Conselho Deliberativo da Fiocruz aprovou, por unanimidade, o documento de diretrizes para a realização do IX Congresso Interno este ano. Os conselheiros escolheram os integrantes da Comissão Organizadora do Congresso, órgão máximo de representação institucional da Fundação e responsável por deliberar sobre assuntos estratégicos relacionados ao macroprojeto institucional. A convocação do Congresso acontece a cada quatro anos, no início de cada mandato da Presidência.
Entre outras questões, o documento apresentado pelo chefe de Gabinete, Juliano Lima, reforçou o caráter político e propositivo do Congresso Interno. “Temos como algumas das ideias centrais: a defesa do SUS como um sistema de saúde universal; a defesa de um sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação em saúde; e o papel da Fiocruz na construção de um caminho para o desenvolvimento com justiça social”, afirmou.
Integrantes da Comissão
A Comissão aprovada é formada pelo vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Mario Moreira, que coordenará os trabalhos; pelo chefe de Gabinete, Juliano Lima; pelo coordenador do Centro de Estudos Estratégicos, Carlos Gadelha; e pelo coordenador-geral de Planejamento, Ricardo Godoi, por parte da Presidência.
Integram a Comissão, pelas unidades, os diretores da Escola Nacional de Saúde Sergio Arouca (Ensp), Marco Menezes; da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), Anamaria Corbo; do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), Rodrigo Murtinho; do Instituto Gonçalo Moniz (IGM/Fiocruz Bahia), Marilda Gonçalves; do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), Valdiléa Veloso; e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Tania de Araújo-Jorge. Pelo Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), participa a presidente, Mychelle Alves.
(CCS)
- Efetue login para postar comentários