A primeira versão do Plano Quadrienal (PQ) 2011-2014 foi apreciada pelo Coletivo de Gestores, que ocorreu de 30 de maio a 1o de junho. As contribuições do encontro foram sintetizadas e incorporadas ao documento, sob responsabilidade da Diplan e da Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional, e uma nova versão foi enviada hoje (16/7) ao Conselho Deliberativo da Fiocruz e divulgada à comunidade da Fiocruz.
O PQ compõe a segunda parte do documento de referência para o VI Congresso Interno e está orientado pelas diretrizes e pela visão estratégica de longo prazo (2022) para a Fiocruz contidas na primeira parte e divulgada à comunidade em 17 de maio deste ano.
Segundo o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, o Plano Quadrienal 2011-2014 tem um diferencial em relação ao Plano anterior: está orientado pelos eixos estruturantes do mapa estratégico apresentado na primeira parte do documento e que toma por referência o planejamento Fiocruz para o longo prazo (2022).
“Acreditamos que trabalhar a partir de eixos estratégicos em vez de áreas finalísticas/programas vai enriquecer muito o PQ, pois teremos a oportunidade de pensar o planejamento das atividades da Fiocruz de forma transversal e integrada. A pergunta deixa de ser ‘o que faremos em cada área nos próximos quatro anos?’ e passa a ser ‘de que forma e com que macroprojetos cada área da Fiocruz pode contribuir para os eixos estratégicos propostos?’, explica Pedro Barbosa.
Para facilitar o entendimento do PQ, o documento repete o mapa e os objetivos estratégicos que o acompanham, presentes na parte divulgada em 17 de maio. No entanto, em função dos debates e contribuições do Coletivo de Gestores, a Comissão Organizadora do Congresso reestruturou o mapa estratégico inicialmente proposto, com a inserção de novos elementos que devem ser entendidos como base para a instituição e a alteração dos eixos estratégicos, que refletem os focos de atuação centrais da Fiocruz.
A partir de hoje, as duas partes que compõem o documento de referência devem ser enriquecidas e estão abertas às contribuições das unidades. A versão final a ser apreciada no Congresso Interno deverá ser gerada em meados do mês de agosto para a plenária final, agendada para a semana de 30 de agosto. Para ler os documentos na íntegra, acesse os links abaixo.
Documento de referência para o VI Congresso Interno:
Plano Quadrienal 2011-2014 (segunda parte)
Estratégia para longo prazo (2022) (primeira parte)
Para acessar todos os documentos disponíveis, acesse aqui.
16/07/2010
- Efetue login para postar comentários