Comissão Organizadora define agenda

A Comissão Organizadora do 7º Congresso Interno se reuniu na manhã da última sexta-feira (11/7) para debater questões relativas à preparação da plenária, que acontecerá no período de 19 a 22 de agosto. O calendário foi refeito, com a extensão do prazo para indicação dos delegados para o dia 8/8. As contribuições ao Documento de Referência que, assim como a lista dos representantes eleitos, deve ser encaminhada à Comissão Organizadora por meio das direções das unidades, terão como data limite o dia 11/8. O texto final do documento para a plenária estará disponível para a comunidade Fiocruz no dia 14/8.

Os integrantes da Comissão definiram a realização de seminários antes do evento. O primeiro, previsto para a manhã do dia 23 de julho, terá como foco os principais pontos do Documento de Referência, com apresentação do coordenador da Comissão, o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa. Farão parte deste primeiro seminário um representante do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) e o professor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Antonio Ivo de Carvalho, na condição de debatedores, destacando pontos do texto considerados relevantes para discussão no processo congressual.

O segundo debate preparatório ocorrerá no dia 1/8 e será voltado para a discussão de políticas, procurando destacar a dimensão política deste congresso e o papel da Fiocruz no relacionamento com temas como o Sistema Único de Saúde e financiamento, o papel do Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação. Este debate contará com o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e dois convidados externos de entidades representativas do campo da saúde pública e do controle social. 

Além da agenda e dos seminários, a Comissão discutiu os possíveis locais de realização da plenária, já que o maior espaço do Campus Manguinhos, o auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), está fechado para obras. Deverá ser montada estrutura específica no campus, assegurando a realização do Congresso dentro da Fiocruz. O aumento do número de delegados por unidade foi outro tema debatido. A discussão sobre a representatividade foi motivada pela comparação do quadro de servidores da instituição em 2010 e 2014, que aumentou em cerca de 10% depois da realização de concurso. O quantitativo de observadores não foi alterado. Também foi tema de debate qual o número ideal de suplentes e a logística de participação.

Fique atento ao calendário:

23/7

   Debate sobre o Documento de Referência

1/8

   Debate com convidados externos

8/8  

   Data limite para envio da lista de delegados e observadores pelas unidades

11/8 

   Data limite para recebimento das contribuições das unidades

14/8

    Relatoria divulga para a comunidade documento com as contribuições

19, 20, 21 e 22/8

    Realização do 7º Congresso Interno