Comissão Organizadora do 7º Congresso Interno se reúne

A Comissão Coordenadora do 7º Congresso Interno, que iniciou os trabalhos em setembro do ano passado, voltou a se reunir na manhã de ontem (25/2). A Comissão discutiu o conjunto de estratégias e objetivos do terceiro eixo do texto – o Complexo produtivo e de inovação em saúde. Também foi pauta da reunião a data de realização do encontro, agora prevista para a primeira semana de agosto.

Serão mantidos cinco eixos estruturantes: Atenção, vigilância e formação para o SUS; Ciência & Tecnologia, saúde e sociedade; Complexo produtivo e de inovação em saúde; Saúde ambiental e promoção da saúde pública; e Saúde, Estado e cooperação internacional. O primeiro, inicialmente chamado de Desafios para o SUS, teve o título foi revisto. A Comissão concluiu que a denominação era muito ampla e considerou que, na verdade, perpassa todas as demais discussões.

Nova data

“Estamos seguindo a estrutura de organização do documento aprovada no CD, que propõe o detalhamento de estratégias e objetivos pelos cinco grandes eixos já aprovados no PLP”, explicou o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa, presidente da Comissão Organizadora. O adiamento do encontro, de maio para agosto, já havia sido debatido na última reunião do CD, semana passada, quando os conselheiros avaliaram a primeira versão da minuta e contribuíram com sugestões de mudanças.

A alteração de data foi consenso entre os integrantes da Comissão, entre os quais o presidente da Associação dos Servidores da Fiocruz, Paulo Garrido. “O objetivo é ampliar a participação dos trabalhadores e garantir a qualidade do debate. Mais importante que cumprir um calendário inicial é ter como referência um processo qualificado de discussão”, avaliou. Outro fator que contou na discussão dos conselheiros e dos integrantes da comissão foi o andamento do concurso público. No mês de maio, cerca de 200 trabalhadores da Fundação estarão envolvidos no processo e nas bancas de avaliação.

“A gente valoriza o concurso público, que é pleito, reivindicação do sindicato, e entende que o momento é de dedicação total para cumprir prazos e qualificar o processo”, disse Paulinho. A data definitiva, assim como a minuta do documento, será chancelada pelo Conselho Deliberativo na reunião dos dias 25 e 26 de março.

Site

Em março, a Coordenadoria de Comunicação Social da Presidência lança o novo site Congresso Interno, que substituirá a página atual do VI Congresso Interno. O layout, mais limpo e com índice reduzido, tem como objetivo facilitar a navegação no site, que manterá a mesma estrutura básica da versão anterior. A página foi atualizada e desenvolvida com a ferramenta usada pelo Portal Fiocruz, Droupal.

Hoje, manter uma página para o Congresso Interno é imprescindível para postagem das diversas versões dos documentos discutidos em grupos de trabalho e votados nas plenárias, assim como para divulgação de agenda, avisos, notícias e vídeos produzidos tanto nos seminários preparatórios quanto durante a realização das reuniões.

As contribuições das unidades ao documento deliberado em plenária, assim como os informativos produzidos pela Asfoc-SN, também são divulgados na página - um instrumento de apoio à gestão democrática e participativa da Fiocruz que e confere transparência ao processo, não só para o conjunto dos trabalhadores como para a sociedade.

Na reunião anterior da Comissão Organizadora, os integrantes decidiram incluir uma área para discussões para os trabalhadores da Fiocruz. A criação do fórum virtual ficará sob a responsabilidade do Instituto de Comunicação e Informação Científica em Saúde (Icict). Toda a memória e decisões do VI Congresso Interno - primeiro a dispor de uma página na Internet - e relatórios das edições anteriores estarão na nova página.

Comissão Organizadora

Integram a Comissão o vice-presidente de Desenvolvimento e Gestão Institucional, Pedro Barbosa); os diretores Carlos Maciel (IFF), Hayne Felipe (Farmanguinhos), Umberto Trigueiros (Icict), Wilson Savino (IOC) e Zélia Profeta (Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz Minas); e o presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido. A diretora de Planejamento, Roseli Monteiro, e o assessor da VGPDI, Fabius Esteves, apoiam a Comissão.