Os próximos três seminários preparatórios do VIII Congresso Interno já estão definidos. Nos dias 27 de setembro, 18 e 30 de outubro, das 9h às 12h, no Campus Manguinhos, a comunidade Fiocruz vai debater temas importantes para a instituição e receber convidados como Rômulo Paes, Luiz Carlos Bresser-Pereira, Celso Amorim, Gastão Wagner, Isaac Roitman e Roberto Leher. Os seminários vão gerar relatórios de apoio para a elaboração do documento que será votado na plenária, prevista para a primeira quinzena de dezembro.
Os Efeitos da Recessão Econômica (e seus remédios) sobre a Saúde e o Futuro do SUS é o tema do segundo seminário, em 27/9. O debate terá à mesa o diretor do Centro Mundial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU), Rômulo Paes; e o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner.
Em 18/10, será realizado o Seminário Desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação para um Projeto de Desenvolvimento e Soberania Nacional. Participarão das discussões o coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro (n-Futuros) da Universidade de Brasília (UnB), Isaac Roitman; o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Leher; e o coordenador de Ações de Prospecção da Presidência, Carlos Gadelha.
O seminário de encerramento será sobre o tema Democracia no Brasil e Projeto Brasil Nação: o papel da Fiocruz. Estarão à mesa o professor titular da Fundação Getulio Vargas-SP e ex-ministro da Fazenda, Luiz Carlos Bresser-Pereira; e o diplomata Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores. Todos os eventos serão transmitidos em tempo real. O local de realização de cada um será divulgado com antecedência.
Esses debates fecham a série iniciada em 6/9 com o tema Desafios para a Saúde Global no Contexto de Ampliação das Desigualdades e dos Riscos Ambientais e Tecnológicos: Reflexões sobre a Fiocruz do Futuro, com palestra do coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde, do Instituto Gonçalo Muniz (Cidacs/IGM/Fiocruz Bahia), Maurício Barreto. Participaram da mesa o coordenador de Relações Internacionais em Saúde (Cris), Paulo Buss, e Carlos Gadelha.
- Efetue login para postar comentários