Congresso Interno é tema do Coletivo de Gestores 2010

O Coletivo de Gestores se reúne de 30 de maio a 1o de junho para discutir e apreciar a primeira versão do Plano Quadrienal (PQ) 2011-2014. O evento contará com a presença de cerca de 360 pessoas, dentre vice-presidentes, membros de Conselho Deliberativo e gestores responsáveis pelas áreas de assessoramento superior da Fiocruz.

A primeira versão do PQ foi elaborada por dirigentes e profissionais da Presidência, incluindo as vice-presidências e unidades técnico-administrativas, e corresponde à segunda parte do documento de referência divulgado em 17 de maio.

Diferentemente do Plano Quadrienal 2005-2008, que foi orientado pelas áreas finalísticas da Fiocruz, os macroprojetos apresentados no PQ 2011-2014 estão estruturados segundo os cinco eixos estratégicos contidos na primeira parte do documento de referência.

“O Plano Quadrienal é a materialização do mapa estratégico. Temos que pensar que projetos são necessários à Fiocruz para que alcancemos os objetivos estratégicos de longo prazo, que, por sua vez, estão alinhados à missão e visão institucional”, explica o vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Pedro Barbosa.

O Coletivo de Gestores teve início ontem à noite (30/5) com uma palestra de abertura proferida pelo presidente Paulo Gadelha e vice-presidente Pedro Barbosa. A dinâmica do encontro prossegue hoje com debates em grupos de trabalho e se encerra amanhã, com uma plenária de fechamento.

 

 Debate nos grupos de trabalho
Debate nos grupos de trabalho

“O documento de referência está em sucessivas fases de construção e aprimoramento, e o Coletivo será uma etapa importante de enriquecimento desse processo”, acrescenta o vice. As contribuições do encontro gerarão novo documento, sob responsabilidade da Diplan e da Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional, a ser distribuído a toda instituição.

 

Coletivo de Gestores

A instância foi criada em 2001 e reúne, já pela quarta vez, em caráter consultivo, os membros do Conselho Deliberativo e os gestores responsáveis pelas áreas gerenciais e de assessoramento superior da Fiocruz. Acompanhando a tendência de inúmeras organizações públicas e privadas de todo o mundo, que reconhecem a necessidade de ampliar as decisões políticas, o encontro tem como objetivos propiciar o conhecimento mútuo e o intercâmbio de idéias; conhecer e debater as oportunidades e dificuldades das conjunturas socioeconômicas, políticas e científicas; e sugerir aperfeiçoamentos às macropolíticas da Instituição.

31/05/2010