Conselho Deliberativo aprova calendário do 6º Congresso

Pela primeira vez em 21 anos de existência, o 6º Congresso Interno da Fiocruz será realizado em duas etapas. De 1º a 3 de dezembro deste ano, ocorrerá seu primeiro momento, voltado para reforçar a Fundação como instituição estratégica de saúde do Estado. Até maio de 2010, a partir das deliberações da plenária de dezembro, será formulado o Plano Quadrienal 2010-2013. O novo modelo foi apresentado e aprovado, ontem (17/9), na reunião do Conselho Deliberativo (CD) da instituição.

Na mesma reunião, o CD deliberou ainda sobre o número de delegados e observadores, que é proporcional ao quantitativo de servidores e não-servidores de cada unidade. Para esta edição do evento, unidades com até 50 servidores terão quatro delegados; na faixa de 51 a 100, seis; de 101 a 200, 12; de 201 a 400, 16; e acima de 400, 20 delegados. Já unidades com até 400 não-servidores terão direito a dois observadores e aquelas que contarem com mais de 400 não-servidores, terão quatro observadores. Ao todo, o Congresso será composto por 226 delegados e 41 observadores. O cronograma de eleição será definido pelas unidades. A listagem dos participantes será encaminhada à Comissão Organizadora e amplamente divulgada.
 

 Reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz em 17 de setembro
Reunião do Conselho Deliberativo da Fiocruz em 17 de setembro

Sob o tema “Fiocruz: a instituição estratégica de Saúde no Estado”, o 6º Congresso Interno vai estruturar sua primeira etapa em quatro dimensões temáticas: Saúde e desenvolvimento internacional, nacional e regional; Fiocruz, Estado, inovação e competitividade; Fiocruz e o futuro da ciência e tecnologia em saúde; Projeto estratégico e formas organizativas. A ideia é alinhar a missão da Fiocruz, com visão do futuro e o modelo de gestão, tendo em vista que a instituição assume, perante a sociedade brasileira e o governo, o desafio de ser uma das âncoras do processo de desenvolvimento nacional em saúde.

 

No dia 25 deste mês, com a aprovação do CD, terá início imediato a elaboração do documento analítico, por parte da Comissão Organizadora, sobre o cenário da saúde e da C&T em saúde e proposição de posicionamento estratégico da Fiocruz, para apresentação à Presidência no dia 2 de outubro. O CD fará análise, discussão e deliberação sobre o documento base apresentado à Presidência no dia 5 de outubro.

De 12 de outubro a 10 de novembro, as unidades da Fiocruz trabalharão na análise, discussão e sugestões sobre o documento-base aprovado no CD. O debate será conduzido pelo diretor da unidade, contará com um representante da Presidência e deverá ter ampla participação dos trabalhadores. No dia 16 de novembro, será feita a síntese das contribuições e análises das unidades e, no dia 23 do mesmo mês, haverá a análise das propostas das unidades e aprovação do documento final para a plenária.

08/09/2009