Conselho Deliberativo estende período de debates e transfere VI Congresso Interno para outubro

Em reunião extraordinária convocada para ontem (18/8), o Conselho Deliberativo da Fiocruz definiu um novo calendário para o VI Congresso Interno. O objetivo, segundo os conselheiros, é estender o período de debates que antecede a plenária do Congresso para permitir o amadurecimento de questões presentes na agenda congressual e nos documentos produzidos, com o consequente enriquecimento das propostas a serem consideradas na plenária final e a valorização da importância depositada neste Congresso. "A partir das contribuições que chegaram das unidades, percebemos a necessidade de um tempo maior de reflexão sobre o Plano Quadrienal (PQ) em particular, buscando também uma sintonia entre o avanço da discussão sobre o plano de longo prazo, o PQ e o modelo de gestão", explicou o presidente Paulo Gadelha.

A extensão do período de debates e o novo calendário foram aprovados por unanimidade no Conselho. Segundo a deliberação, o VI Congresso Interno será realizado de 18 a 21 de outubro de 2010. A proposta de temário, composta pelo plano de longo prazo, pelo PQ e pelo modelo de gestão se mantém inalterada.

A diretoria da Asfoc-SN referendou o encaminhamento e considerou acertada a iniciativa da Presidência na busca de um caminho comum. "O adiamento da plenária vem ao encontro das reivindicações da Asfoc, uma vez que, dessa forma, podemos garantir um espaço de discussão e amadurecimento do documento de longo prazo e, especialmente, do Plano Quadrienal", considerou o presidente da Asfoc-SN, Paulo César Ribeiro.

O coordenador geral do Congresso, Pedro Barbosa, e Arlindo Fábio Gómez de Sousa, convidado pela Presidência para a função de relator geral do Congresso, informaram ainda sobre o trabalho já desenvolvido pela relatoria e pela Comissão de Organizadora a partir das contribuições das unidades, destacando a lógica inclusiva e de enriquecimento para o documento a ser devolvido a toda a comunidade. “A versão, em fase de finalização, sistematiza todo o acúmulo gerado até o momento, os grandes temas e posicionamentos, inclusive divergentes, a serem objeto de decisão na plenária final”, destacou Pedro Barbosa.

A previsão é de que a relatoria finalize esta primeira etapa de trabalho até o dia 30 de agosto, quando deverá ser divulgado um documento consolidado, com o plano de longo de prazo e o plano quadrienal, além do tema sobre o modelo de gestão. O objetivo é de que a comunidade da Fiocruz volte a se debruçar sobre essa versão para uma fase final de enriquecimento das questões apresentadas. Segundo a Comissão Organizadora, as unidades poderão encaminhar novas contribuições até 17 de setembro. A relatoria então realizará uma segunda etapa de trabalho de consolidação e até o dia 4 de outubro será divulgada a versão final do documento a ser encaminhada à plenária.

Quanto à eleição dos delegados, a Comissão Organizadora informa que, em função das novas datas, caberá às unidades que já elegeram seus delegados rever ou não seu quadro eleito e recomenda àquelas que ainda não realizaram a eleição que aguardem a nova versão do documento a ser divulgada no próximo dia 30. A lista final de delegados deverá ser encaminhada à Comissão até 11 de outubro.