Iniciada a nova etapa de debates

A Comissão do VI Congresso Interno encaminhou no dia 17/5 à direção de todas as unidades o novo documento de referência . A versão atualizada reflete o acúmulo dos debates já realizados ao final de 2009 e será dividida em duas partes, sendo a primeira referente a macrodiretrizes estratégicas para a Fiocruz, com uma visão de longo prazo para 2022, e a segunda, composta pelo Plano Quadrienal (PQ) 2011-2014.

O documento que segue hoje às unidades foi apreciado em reunião do Conselho Deliberativo, ocorrida em 29 de abril, e se refere apenas à primeira parte. Ao longo de todo o mês de maio, a Comissão Organizadora ficará responsável por elaborar a primeira versão do PQ 2011-2014, já orientada pelas diretrizes de longo prazo contidas na parte 1 do documento.

Entenda a nova fase do VI Congresso Interno

Em 11 de fevereiro deste ano, a Presidência, a Comissão do Congresso e o Conselho Deliberativo da Fiocruz decidiram pela realização do VI Congresso em única fase, em agosto. Segundo esta nova lógica, a plenária irá deliberar sobre um documento agora composto por duas partes: uma que propõe uma visão, missão, valores e um mapa estratégico para a Fiocruz, com foco em 2022, e outra que se desdobra no próprio Plano Quadrienal 2011-2014.

Segundo o coordenador geral da Comissão Organizadora, Pedro Barbosa, a proposta de nova data e o tratamento mais articulado entre estratégias de longo prazo e o próximo quadriênio permitirão  uma reflexão ampliada em torno dos temas do congresso e um enriquecimento maior dos debates.

A mudança de cronograma e o novo contexto exigiram então da Comissão Organizadora a elaboração de um novo documento de referência para orientar os debates nas unidades. Confira também as datas previstas para as próximas etapas deste congresso.

14/05/2010