Congresso Interno será realizado em agosto

A Comissão de Organização do VI Congresso Interno e a Presidência da Fiocruz comunicam que, após detida avaliação da conjuntura atual, decidiram realizar o próximo congresso, numa única fase, em agosto deste ano.  A realização da plenária em nova data permitirá que seja ampliada a reflexão em torno dos temas do congresso, possibilitando enriquecimento do debate, fortalecimento deste fórum democrático, avaliação mais apurada sobre cenários políticos e macroprocessos externos para encaminhamento das definições tiradas da plenária, além de maturação interna sobre os desafios que estão colocados para o pleno desenvolvimento institucional nos próximos anos. Esta decisão foi assumida em reunião da Comissão nesta quinta-feira (11/02), com a presença do presidente Paulo Gadelha.

Preocupada com a segurança na condução do processo, a Presidência elencou fatores que considera substantivos para realização da plenária única em agosto. Entre eles estão a intensa agenda institucional neste primeiro semestre – com destaque para a pauta de recursos humanos que inclui as negociações sobre a insalubridade e a organização e a realização do concurso publico; a conjuntura eleitoral deste ano e a constatação de que é preciso maior tempo para preparação dos seminários e dos documentos de referência. Há ainda a avaliação de que, neste momento, os órgãos governamentais não estão tão permeáveis a discussões de cunho estratégico.

Existe, ainda, o fato de a Fiocruz ter iniciado negociação com a Secretaria de Ações Estratégicas (SAE), ligada à Presidência da República, para a prospecção e a construção de cenários para a saúde que certamente enriquecerão as discussões do congresso.

Foi definido, portanto, que a plenária de agosto concentrará a discussão em torno da formulação do Plano Quadrienal da Fiocruz (2010-2013) e terá como pano de fundo debates sobre objetivos estratégicos numa perspectiva de longo prazo e sobre o modelo jurídico da Fundação. No início de março uma nova reunião da Comissão Organizadora irá ordenar as próximas etapas do VI Congresso Interno - com definição de seminários preparatórios, preparação dos documentos de referência, entre outras ações.

A Comissão entende que a decisão de reformulação do calendário do congresso reforça o compromisso com a gestão democrática da instituição, possibilitando que o conjunto da comunidade da Fiocruz tenha mais subsídios para continuar construindo e discutindo o futuro da Fundação na condição de instituição estratégica de Estado, comprometida com a consolidação e o aperfeiçoamento do SUS e com o sistema de ciência, tecnologia e inovação brasileiro.

A Presidência e a Comissão do VI Congresso Interno reforçam a importância da ampla participação dos dirigentes e trabalhadores, condição para um processo rico e que reafirme a capacidade de formulação e o compromisso com o futuro e a saúde.

18/02/2010