Conheça a dinâmica das atividades presenciais do IX Congresso Interno

As atividades presenciais do IX Congresso Interno começaram na manhã de quarta-feira (8/12) com uma plenária de abertura e votação do Regimento Interno, numa grande tenda provisória montada no estacionamento em frente à Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV). À tarde e nos dois períodos do dia seguinte (9/12), os 14 Grupos de Trabalho debateram o texto, distribuídos em salas da Escola. Toda a infraestrutura de apoio, incluído o serviço de alimentação, foi oferecida EPSJV.

A Relatoria de Síntese trabalhou na noite de quarta (8/12) e todo o dia e noite de quinta (9/12) para consolidar o Documento de Referência com as contribuições e propor uma forma de conduzir a votação. Todos os cerca de 300 delegados e observadores se reuniram em duas plenárias, na sexta-feira (10/12) para votar. O texto final será concluído pela Relatoria, coordenada pelo professor Emérito Arlindo Fábio, seguindo as decisões das plenárias.

Contribuições

O documento recebeu 1.083 contribuições das unidades, câmaras técnicas e coletivos da comunidade Fiocruz. Um núcleo conduzido pela Comissão Organizadora consolidou o documento. Durante as atividades presenciais, os Grupos de Trabalho apresentaram mais 896 propostas de alteração. Para todas as contribuições e consolidações do texto foi usado um sistema de consulta púbica do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict). 

Para a realização das atividades presenciais do IX Congresso Interno, foi elaborado um Protocolo de Segurança Sanitária. Todas as cerca de 300 pessoas presentes, de delegados a prestadores de serviço contratados, foram testadas para Covid-19 nos dias que antecederam o evento e tiveram verificada a carteira de vacinação para Covid-19. O uso de máscara foi obrigatório em todos os espaços, onde foram seguidas regras de distanciamento social e higienização.

Conheça detalhes da organização do evento na matéria Discussão do documento base é destaque no segundo dia do IX Congresso Interno.

O que é
O Congresso Interno é o órgão máximo de representação da comunidade da Fundação Oswaldo Cruz. Compete a essa instância deliberar sobre assuntos estratégicos relacionados ao macroprojeto institucional do presente e futuro, sobre o regimento interno e sobre propostas de alteração do Estatuto da Fiocruz. A primeira edição ocorreu em 1988, durante a gestão de Sérgio Arouca.

O Congresso Interno, que ocorre a cada quatro anos, é convocado pelo presidente eleito pelos servidores da Fiocruz. Os trabalhos em grupo e realização de plenárias de votação concluem um processo de meses de mobilização e discussão interna. O resultado do IX Congresso Interno será um documento de teses e diretrizes estratégicas, de compromisso com a sociedade, que guiará as ações da Fiocruz no segundo mandato da presidente Nísia Trindade Lima.

Cobertura: Claudia Lima (Coordenação de Comunicação Social/CCS)